Pesquisar este blog

sábado, 5 de julho de 2014

Os “Tempos dos Gentios” e a Primeira Guerra Mundial

Os “Tempos dos Gentios” e a Primeira Guerra Mundial

Um dos argumentos mais usados por nossos opositores, e principalmente apóstatas, na tentativa de explicar uma saída da organização religiosa das Testemunhas Cristãs de Jeová, é que a organização contém erros doutrinais. Um desses supostos erros é relacionado com o fim dos Tempos dos Gentios e o início da Primeira Guerra Mundial. 
Resumindo, a bíblia fala um de um período profético de “sete tempos”( 2520 anos), que é o mesmo período chamado de “tempos dos gentios”. Esses sete tempos se referem ao período em que o “trono de Jeová” ficou vago na terra, ou seja, a dinastia de reis foi interrompida e não se teve nenhum rei representado o governo de Jeová na terra. Esses sete tempos tiveram início em outubro de 607 AEC, quando Jerusalém foi conquistada pelos babilônios  e acabaram quando Jesus Cristo assumiu o reino de Deus nos céus, o que ocorreu em outubro de 1914, totalizando assim um total de 2520 anos, terminando assim o período de sete tempos e também chamado de Tempos dos Gentios.
Não é o objetivo deste artigo explicar em detalhes o que é, quando começou e terminou esse período chamado na bíblia de “Tempos dos Gentios”, registrado em Lucas 21:24. Se alguém desejar pormenores sobre esse assunto, procure uma Testemunha de Jeová, que com certeza ela lhe dará melhores explicações sobre o assunto.
Como primeira medida do seu governo, o recém-entronizado Rei, Jesus Cristo, travaria guerra contra Satanás e o expulsaria do céu, guerra esta descrita em Apocalipse 12: 7-9,12: “Irrompeu uma guerra no céu: Miguel [que é o ressuscitado Jesus Cristo] e os seus anjos batalhavam com o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam, mas ele não prevaleceu, nem se achou mais lugar para eles no céu. Assim foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, à terra, e os seus anjos foram lançados para baixo junto com ele. ‘Por esta razão, regozijai-vos, ó céus, e vós os que neles residis! Ai da terra e do mar, porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo.’”
É aí que entra a acusação de nossos opositores: como é que a Sociedade Torre de Vigia diz que Jesus começou a reinar em outubro de 1914, resultando na expulsão de Satanás do céu a partir deste mês e que Satanás traria “ais” pra terra, no caso a 1º primeira Guerra Mundial, se a Guerra começou em 28 de julho de 1914?
Eles asseveram e vêem nisso uma grande contradição. A bíblia responde tal aparente “contradição”? Vejamos alguns detalhes importantes.
Satanás é o governante deste mundo. . (João 12:31; 14:30; 16:11) Será que um governante gostaria de perder o seu reinado? É óbvio que não.  Satanás nunca quis que o Reino de Deus assumisse o pleno controle dos assuntos na terra. Mais de dezenove séculos antes, ele manobrou os assuntos de tal modo que, se não fosse pela intervenção divina, Herodes, o Grande, teria matado o menino Jesus. Lemos em Mateus 2:13: Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Levante-se, tome o menino e sua mãe, e fuja para o Egito. Fique lá até que eu lhe diga, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 
Notaram que Satanás sabendo que Jesus se tornaria rei no futuro procurou matá-lo, mesmo Jesus sendo um bebê? Do mesmo modo, já antes do nascimento do reino celestial, em 1914, Satanás aprontou-se para o ataque junto com seus demônios. Lemos em Apocalipse Revelação 12:3-5: “Viu-se outro sinal no céu, e eis um grande dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres, e nas suas cabeças sete diademas; e a sua cauda puxa um terço das estrelas do céu, e as lançou para baixo à terra. E o dragão ficou parado diante da mulher, que estava para dar à luz, para que, quando desse à luz, pudesse devorar-lhe o filho. E ela deu à luz um filho, um varão, que há de pastorear todas as nações com vara de ferro. E o filho dela foi arrebatado para Deus e para o seu trono.” 
Notaram leitores, a grande farsa que é a acusação de nossos opositores? Segundo a bíblia, Satanás, o Diabo, não precisava esperar até depois de o reino sobre as nações ter sido posto nas mãos de Jesus Cristo para manobrar as nações numa guerra em grande escala. 
O início daquele conflito sangrento, sem dúvida, fazia parte do Seu plano de cegar as pessoas quanto ao que aconteceu nos céus em cumprimento da profecia bíblica, e, se possível, impedir que o Reino governasse sobre o mundo da humanidade.  Por isso não se surpreendermos de que a Primeira Guerra Mundial tenha irrompido cerca de dois meses antes do fim dos Tempos dos Gentios, e, portanto, antes do nascimento do “filho” simbólico ou reino celestial.
A “grande” acusação de nossos opositores, na verdade é apenas uma tempestade num copo d’água, facilmente respondida dentro das escrituras.

5 comentários:

  1. Sobre esse tópico foram descritos outros comentários a respeito, veja caro administrador:

    Há também uma outra linha de raciocínio que pode ser seguida quanto à questão da aparente discrepância.
    Embora Jeová seja o supremo cronometrista isso não significa que as profecias sempre se cumprem em dias e meses exatos, do ponto de vista do calendário humano. Levemos em conta que alguns dos acontecimentos mais marcantes da profecia bíblica se deu por volta do mês de OUTUBRO, segundo nosso calendário. (Ex. Dilúvio/ queda de babilônia/ nascimento de Jesus / queda de Jerusalém etc..).
    Mas queiram notar um exemplo interessante, a profecia registrada em Daniel 9:25 diz que o ungido viria após 69 semanas de anos( 483 anos) a partir da ordem para se restaurar e reconstruir Jerusalém.
    Neemias 6:15 diz que “Por fim ficou terminada a muralha, no vigésimo quinto dia de elul.” (no calendário antigo ia de 15 de agosto a 15 de setembro + ou -)
    O texto ainda informa que a restauração da muralha se deu em “cinquenta e dois dias”.
    De acordo com isso, a “ordem” registrada em NEEMIAS 2:17 para que os judeus reconstruíssem as muralhas de Jerusalém se deu no início da segunda metade de JULHO (calendário moderno), quando começou então a se cumprir a profecia.
    Para alguns, seria lógico raciocinar que o aparecimento do ungido deveria se dar então no exato mês em que começou a contagem, ou seja, no mês de JULHO, mas não foi assim que se cumpriu!
    Segundo Daniel 9:27, o messias realizaria um ministério de três anos e meio.
    Visto que Jesus morreu no mês de Nisã( Março/Abril, mês da páscoa)) contando três anos e seis meses para trás chegamos ao mês de ETANIM (Setembro/Outubro), Como sendo o mês em que Jesus se tornou o CRISTO, ou UNGIDO, por ocasião em que foi batizado por João, na data FUNDAMENTAL de 29 EC ( Lucas 3:21-23).
    Portanto, o importante a se notar é o ano em que a profecia se cumpriu. O mês, pelo visto, não teve muita relevância.
    Mas isso não é tudo…
    Considerem os acontecimentos envolvendo o início dos sete tempos dos gentios, a destruição de Jerusalém..
    Na segunda e derradeira vez que os babilônios entraram na cidade e passaram a queimar tudo, incluindo o templo, o relato diz que isso aconteceu no
    “QUINTO MÊS, NO DIA SÉTIMO DO MÊS” ( 2 Reis 25: 8-11).
    Mas, o versículo 12 informa que ainda restou gente no país, ou seja, a desolação da terra de Judá ainda não estava completa.
    O “QUINTO MÊS” era Ab, que corresponde hoje a JULHO/AGOSTO.
    2Reis 25:22-26 mostra que o que aconteceu com os que ainda restaram na terra :
    ” NO SÉTIMO MÊS ( não informa o dia) ..TODO O POVO, DO PEQUENO AO GRANDE, E OS CHEFES DAS FORÇAS MILITARES, SE LEVANTARAM E ENTRARAM NO EGITO..”
    Jeremias 44:2 mostra que Judá ficou desabitado por completo, o que indica que a contagem dos sete tempos deve ser a partir desse acontecimento que se deu no sétimo mês( correspondente a partes de setembro/outubro).
    O que quero destacar aqui é que um acontecimento conduz a um outro acontecimento levando a um clímax. Exatamente como mostra a bíblia em Revelação sobre o dragão/ a guerra no céu/o reino.
    Em momento algum li em publicações das testemunhas de Jeová que o reino foi estabelecido junto com o início da 1° guerra mundial. O que sempre encontrei foram declarações do tipo que o reino foi estabelecido no céu POR OCASIÃO da primeira guerra, ou, DURANTE.
    Esdras 3 indica que os setenta anos se cumpriram no sétimo mês, não informa o dia . Portanto, OUTUBRO e não julho é quando o reino nasceu. Continuo vendo base nesse ensino e muita base.
    Os genéricos opositores desavergonhadamente omitem esses detalhes, ou não sabem mesmo. Tudo o que eles precisam é de uma aparência de contradição, com uma em mãos correm para semear suas sementes entre irmãos incautos, muitos dos quais até inteligentes, mas uma inteligência apenas intelectual e esta, meus amigos, é a que enfuna.
    Eu escolhi continuar junto do “homem judeu”.

    ResponderExcluir
  2. Os opositores das TJ se acham os donos da verdade, mas não sabem que eles desconhecem a verdade da verdade.

    ResponderExcluir
  3. Inclusive uns indivíduos comentaram em um fórum sobre esse assunto falando como um "detalhe histórico extremamente relevante". kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo. Ainda ficam irados com quem defende os ensinos das TJ. fica a pergunta: que tipo de gente é essa que fala que defende a liberdade de expressão, se eles são incapazes de ouvir?

      Excluir
  4. Sr responsável pelo site, quando eu "escrevi" este artigo, não coloquei as devidas fontes de pesquisa...na verdade este artigo é um tema de "Pergunta dos leitores"....gostaria que você colocasse uma observação no artigo embaixo citando a fonte de matéria se possível....Obrigado

    W73 15/1 págs 63-64

    ResponderExcluir