Pesquisar este blog

domingo, 26 de maio de 2013

Imagens Subliminares?


Imagens Subliminares?



Outra das acusações utilizadas pelos incansáveis inimigos das Testemunhas de Jeová é afirmar que nas ilustrações das publicações da Torre de Vigia há imagens camufladas de demônios e outras coisas "horríveis", de tal forma que não se distinguem a simples vista.

Na realidade, esta não é senão outra tentativa de demonizar-nos... Um afã sem fundamento por apoiar a ideia de que nossa fraternidade 
está relacionada com o ocultismo, cuja finalidade é que rejeitemos nossas publicações "infestadas de demônios". As Testemunhas de Jeová negam veementemente tais afirmações. Dizer que os artistas da Sociedade Torre de Vigia em Brooklyn introduziram tais imagens nas publicações é uma acusação sem base.

Segundo os opositores, a partir da década de 80, este tipo de imagens começaram a serem observadas . 
E não é estranho que isto tenha chegado aos  ouvidos da Direção da Torre de Vigia, que responderam assim: 

"Por exemplo, a empresa “Procter & Gamble”, uma grande empresa que fornece produtos domésticos nos Estados Unidos, tornou-se recentemente vítima dum boato de que promovia o satanismo e que sua marca registrada era realmente um símbolo demoníaco. 
Outro boato espalhado dizia que uma bem-conhecida cadeia de alimentos rápidos estava colocando minhocas em seus hamburgueres! Há alguns anos, cria-se amplamente que um dos membros do conjunto chamado Beatles morrera num acidente de automóvel e tinha sido substituído por um dublê. Até mesmo as publicações da Sociedade Torre de Vigia (EUA) têm sido objeto de boatos — por exemplo, que um dos ilustradores estivera introduzindo secretamente gravuras de demônios nas ilustrações, que ele foi posteriormente descoberto e desassociado!"



Participou em espalhar qualquer dessas histórias? 

Caso sim, você esteve — talvez sem o saber — divulgando uma inverdade, visto que todas elas eram falsas. Por certo, o boato a respeito das publicações da Sociedade era prejudicial, bem como caluniava os zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações que tornam as revistas, as brochuras e os livros tão atraentes. Isto era tão ridículo como seria dizer que Deus, ao criar os corpos celestes, fez deliberadamente aparecer o aspecto de ‘um homem na lua’." - Despertai!, 8 de fevereiro de 1989, pg. 15.


"Ridículo"... essa é a palavra correta que se pode aplicar às afirmações que fazem nossos detratores. Inclusive até quem já foi Testemunha de Jeová, reconhece que os artistas da Torre de Vigia (já que os conheceram pessoalmente) seriam incapazes de contaminar as revistas e folhetos com desenhos demoníacos, e o Corpo Governante jamais autorizaria que publicações que honram a Deus e promovem o amor fraternal e os ensinos de Jesus Cristo, estivessem lotadas de camuflagens nada agradáveis.

Suponhamos porém que, de fato houve alguns dentre os ilustradores que sutilmente tinha esta intenção, a de passar para o papel figuras estranhas que tivessem formas demoníacas e bizarras.
Com certeza a seu tempo Jeová determinaria o que estes mereciam, e no tempo devido seriam
removidos de sua posição, sendo que isso apenas deixaria mais evidente uma ação por parte de apóstatas e agentes de Satanás de se infiltrar entre os irmãos, iguais ao joio da ilustração de Jesus. - Gálatas 2:4,5;  2 Coríntios 11:26;  Judas 4.

Mas, não se pode determinar se isso de fato ocorreu ou não, se sim, então como já dissemos, foi exposta e expulsa a 'raiz venenosa'.

Observe uma das acusações que são feitas, onde recorrem a publicação produzida no ano de 1924, onde foi usada no livro Criação (1927), na pág. 225, uma pintura de um artista chamado, Max Klinger, e o nome da obra de arte se chama "Die Kreuzigung Christi".

Note que primeiramente não é uma pintura produzida por uma Testemunha de Jeová, mas uma pintura conhecida, que fora usada em uma de nossas publicações para retratar a morte de Cristo, não foi usada com a intenção de promover o comportamento homossexual, longe disso! Não faria nenhum sentido colocar uma imagem onde houvesse pessoas praticando algum ato homossexual, e de fato, a figura não mostra realmente isso, basta observar bem.

Inclusive muitas das informações desta publicação, devido ao aumento de nosso conhecimento bíblico no decorrer do tempo, foram atualizadas desde então. A publicação não é mais produzida por estes motivos.



Observe a figura:

Clique no link para abrir a imagem:

Você pode observar que a figura mostra todos os condenados a morte sem roupas, de modo que
muito provavelmente o artista que pintou a obra esteja retratando outros prisioneiros que passam atrás de um dos condenados, e não se observa realmente nenhuma ação homossexual na imagem, ela mostra cinco homens nus, sendo que dois deles estão muito próximos um do outro, agora, baseados nisso fazer a declaração de estão praticando um ato sexual, é querer ver o que de fato a imagem não mostra.

E, como já dissemos, esta imagem não foi produzida por Testemunhas de Jeová, apenas foi escolhida a pintura deste artista, assim como uma outra pintura do mesmo artista na página seguinte do livro sem a intenção de promover o homossexualismo, como dizem os apóstatas.

Aliás, são estes mesmos apóstatas que acusam Davi e Jonatã de serem homossexuais pelo simples fato de as Escrituras declararem em 1 Samuel 18:1  e  2 Samuel 1:26 um laço de amizade tão forte, ao qual a mente perturbada e alienada destes apóstatas não podem conceber, de modo que assim como não podem ler estes relatos sem enxergar neles atitudes homossexuais, tampouco podem ver nesta imagem um retrato de um pintor retratando a morte de Cristo.

Assim, o que nos resta é simplesmente sentir pena de pessoas que de forma distorcida, preferem ver apenas o que já está subliminarmente implantado em sua mente! Que isso é verdade podemos constatar observando o comentário infeliz de um opositor ex-TJ, em um Fórum ex-TJ. Observem suas palavras (infelizes, diga-se de passagem!): 

"As imagens transmitem muitas informações, tanto pelo que elas contém quanto pelo que elas não contém. Um exemplo bem característico das publicações da Torre: Quase que invariavelmente, os negros são retratados em posição inferior a dos brancos. Vejamos algumas imagens...  nessa imagem repare como o negro ficou com o trabalho braçal."


















"Observe como há uma disposição piramidal das pessoas. O homem branco está no topo dela

e os negros estão no plano mais inferior! Você pode achar que tais mensagens não tem poder, mas assim como a propaganda tem poder, tais imagens mostram o "lugar do negro" na organização. Porém, nem todas as imagens precisam conter a mesma informação, mas se a maioria delas contém informações desse mesmo teor, acaba prevalecendo essa ideia na mente dos irmãos, embora jamais seja dito NADA EM PALAVRAS."


Infelizes, voltamos a dizer, são esses comentários racistas deste cidadão! Suas palavras simplesmente revelam o que está implantado subliminarmente na própria mente DELE! Não existe "lugar do negro", como se refere esse cidadão sobre um pressuposto rebaixamento de nossos irmãos negros! Todas as Testemunhas, e os que as conhece, sabem que não há discriminação nem distinção entre elas. Ao contrário, todos os irmãos batizados podem ser, caso se qualifiquem, pioneiros, servos ministeriais, anciãos, independentemente de sua cor, branca, negra, amarela ou qualquer que seja! 

Vale frisar também que tais 'mensagens' podem ser vistas de diferentes ângulos, dependendo do ponto de vista do observador. Essa mesma imagem (acima, à direita), se virmos da esquerda para a direita, ao invés de cima pra baixo, veremos, ao contrário, os irmãos negros em primeiro plano! Estariam assim em maior evidência do que os demais da ilustração! E em relação à primeira imagem comentada pelo opositor, talvez ele se esqueça que o irmão que está com capacete branco pode ser um engenheiro, ou mestre-de-obras, e não necessariamente um trabalhador braçal! Só usa capacete branco, na maior parte das empresas, ou numa obra, aquele que lidera os trabalhadores

Ou seja, concluindo: o que se vê depende de quem o vê! Se os comentários maldosos fossem verdade, não veríamos, então, em nossas publicações, os muitos  exemplos de pessoas negras em destaque em relação as brancas ou em posição de igualdade. Vejamos logo abaixo, alguns exemplos de gravuras que nosso opositor preferiu desconsiderar:

Abaixo: Um homem negro liderando em uma empresa; 
À direita: Uma pessoa negra entre as demais raças!


Obviamente que tais supostas imagens subliminares são resultado muitas vezes de se insistir que determinada figura se assemelha a tal coisa, que na mente de quem procura, representa algo maligno ou demoníaco, de modo que estas supostas acusações surgem de manipulação de imagens, recorrendo a dobraduras, reflexos em espelhos e associação de semelhanças encontradas nelas com o que na mente do procurador é uma imagem do mal.  Podemos dizer, são fruto de um mente muito fértil e sem ocupação.

Outra imagem que alguns dizem ter uma mensagem subliminar é a que consta no livro Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo, na pág. 52, onde alguns dizem haver uma mão aleijada, como se fosse uma mão alienígena, o que de fato não existe, sendo estas interpretações resultado de não observarem detidamente a figura. Note também os olhos avermelhados de Jesus, que para alguns retrata um rosto demoníaco. Tais 'mentes férteis' se esquecem que foi exatamente assim que João descreveu sua visão do glorificado Jesus! (Leia Revelação ou Apocalipse 1:1419:12)  Clique no linkabaixo para visualizar a 'demonizada' gravura.


Tais coisas deturpadas de que acusam nossos irmãos simplesmente não existem! São apenas evasivas para tentar denegrir a imagem de nossos irmãos. Além de mentiras, são infantilismos a que nenhuma pessoa sensata daria crédito. Portanto, analisemos o assunto de forma mais detida. 



Que são as imagens subliminares?

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define assim a palavra subliminar: "que não ultrapassa o limiar da consciência, que não é suficientemente intenso para penetrar na consciência...". Quando se fala de percepção "subliminar", há alguns matizes a adicionar, pois esta expressão se utiliza com respeito a estímulos que aparecem por baixo do umbral da consciência mas que influem nos pensamentos, sentimentos ou ações. 
Existem três tipos de estímulos subliminares: sons que a mente consciente não percebe por ter um volume muito baixo ou por estar misturados com outros sons, imagens que a mente consciente não percebe porque duram muito pouco tempo (normalmente, um fotograma de uma película), ou imagens fixas que a mente consciente não percebe por estar camufladas. 


Qual é exatamente a acusação?

Alguns opositores acusam às Testemunhas de Jeová de incluir em suas ilustrações imagens subliminares do terceiro 
tipo, isto é, imagens que o observador não percebe conscientemente por estar supostamente camufladas. Tenhamos em conta que, para que sejam realmente "imagens subliminares", a imagem deve ser intencional, pois deve ser um estímulo que influa na pessoa.


Realmente faz falta uma explicação?

Possivelmente o leitor já tenha percebido a flagrante falta de fundamento desta acusação e não precise ler mais. 
Não obstante, incluiremos a seguir uma explicação. Em primeiro lugar, convém ter em conta como percebemos a realidade. Quanto ao sentido da vista, não vemos só 
com os olhos, senão também com o cérebro. A percepção tem duas fases: a sensação (as imagens que os olhos percebem e enviam ao cérebro) e a reconstrução (a interpretação que faz o cérebro dessas imagens percebidas). 

Por exemplo, nossos olhos podem receber a sensação visual de um objeto peludo, de um verdadeiro tamanho, com quatro extremidades, uma cabeça e um apêndice posterior; então nosso cérebro reconstrói a imagem segundo os conhecimentos armazenados pela memória e percebe que está vendo um cachorro. 

Esta capacidade de reconstruir as imagens baseando-se em modelos já armazenados na memória, concede-nos 
também a capacidade de usar a imaginação para reconstruir imagens que em realidade não existem. 


Vejamos alguns exemplos:

 



Esta é a foto da nebulosa Cabeça de Cavalo, na constelação de Órion. Não se denomina assim porque alguém tenha desenhado uma cabeça de cavalo, evidentemente, senão porque a imaginação dos observadores encontrou similaridades entre a sombra da nebulosa e a silhueta de uma cabeça de cavalo. Veja: 



  



Nas caprichosas formas das rochas da Capadócia (Turquia), os observadores encontraram muitos parecidos. Esta rocha se denomina "o Camelo". Alguns creem que parece também um caracol:









 Os cristãos conhecem bem um exemplo deste tipo de associações. Na fotografia se vê o promontório que possivelmente fosse a Gólgota da Bíblia. Gólgota (ou Calvário) significa "lugar do crânio", e possivelmente se denominasse assim porque aos judeus a forma do promontório lhes recordava um crânio humano. 

Nem sequer é necessário recorrer a exemplos tão específicos. Quem não chegou a encontrar formas nas nuvens, por exemplo? Todos vimos "ovelhas, vacas, rostos humanos" e outras muitas coisas nas nuvens. Alguns encontraram nas nuvens da tela de início do Windows um cavalo, um pássaro e até um roqueiro. É relativamente fácil encontrar formas em superfícies rugosas como uma parede pintada, um tronco, uma rocha, etc. Os antigos gregos inclusive viram formas nas estrelas, dando assim nome a infinidade de constelações. 

Quem pôs essas formas ali? Provavelmente esta pergunta nos pareça infantil. É óbvio que ninguém pôs essas imagens, senão que é a percepção de nosso cérebro quem cria essas associações. 


 



Vejamos agora alguns exemplos de imagens supostamente subliminares em publicações das Testemunhas de Jeová:

Alguns nos acusam de desenhar uma estrela satânica na mão deste fariseu de uma ilustração da revista "A Sentinela". Em realidade se trata das citações das Escrituras que costumavam levar atadas de forma ostensível em suas mãos e sua testa e que ainda hoje levam alguns judeus ortodoxos em certas celebrações (Mateus 23:5).


Além disto, muitos encontram rostos em vincos da roupa, sombras, etc. Não só em rostos, alguns se fixam em formas sinuosas dos vincos ou em cachos do cabelo e dizem que são serpentes, em representação de Satanás, ou que são uma letra "S", que é a inicial de Satanás (claro que, igualmente poderia ser a inicial de "Senhor", "Salvador", "santidade", "salvação", "sabedoria", "sagrado", "sacrifício", "sinceridade", "sal da Terra", "Salmo", "saí de Babilônia", "saúde", "semear", "sementes do Reino", "sentimento", "sermão", "servir", "Soberano"...).
Como vimos, é muito fácil utilizar nossa imaginação para encontrar imagens em lugares naturais, onde ninguém as pôs. Em ilustrações que estão imitando a realidade (ou que inclusive se baseiam em fotografias) é igualmente fácil encontrar este tipo de imagens).


Que propósito teriam?

Alguns, no entanto, obstinam-se em crer que a inclusão destas imagens é intencional. Por que?

Costuma ter três respostas à pergunta de por que os artistas das publicações das Testemunhas incluem supostamente imagens subliminares:

1. ". Ninguém o sabe". A maioria dos que levantam esta acusação reconhecem que não se lhes ocorre nenhuma razão pela que se incluiriam estas imagens. É sem dúvida a resposta mais sensata, pois não teria nenhum sentido que as Testemunhas de Jeová introduzissem este tipo de imagens. Não conseguem nenhum objetivo e ademais nos expõem a ser criticados. 

2.". É obra de Satanás". Alguns dizem que o próprio Diabo em pessoa põe essas imagens nas ilustrações das publicações das Testemunhas sem que eles o saibam. E por que razão? Segundo dizem, para deixar sua marca pessoal e deixar claro que a organização das Testemunhas lhe pertence (ainda que, segundo essa "lógica", ao mesmo tempo que deixa sua marca, se estaria descobrindo a si mesmo). De que maneira faria isto o Diabo? Alguns dizem que o Diabo possuiria ao desenhista para obrigar-lhe a desenhar essa cara ou o que seja sem que ele se dê conta disso. Isto não explica como seria possível que nenhum fiscal visse a imagem e a eliminasse, pelo que outros dizem que Satanás incluiria essas imagens depois de que cada livro ou revista foi já publicado. Creio que não há necessidade de refutar.

3. Outros pensam que as imagens estão inseridas de forma deliberada pelos responsáveis como forma de tática publicitária para influir na conduta de quem veem as imagens e que se sintam inclinados a tornarem-se Testemunhas de Jeová. Isto nos leva a considerar a questão de se realmente existem as mensagens subliminares publicitárias e se funcionam. 



Funcionam as mensagens subliminares?


A crença no poder das mensagens subliminares se remonta provavelmente a 1957, quando James Vicary, um especialista em técnicas de mercado, disse ter realizado um experimento ao respeito. Afirmou que, durante um período de seis semanas, 45.699 pessoas que foram a uma sala de cinema em Fort Lee, New Jersey, foram expostos a duas mensagens publicitários, "Coma pipocas" e "Beba Coca-Cola", enquanto viam o filme Picnic. Segundo Vicary, a mensagem durava uma pequeníssima fração de segundo, com o que não podia ser percebido conscientemente, no entanto, as vendas de pipocas aumentaram em 57,7% e as de Coca-Cola em 18,1%. No entanto, Vicary nunca publicou nenhuma descrição detalhada de seu estudo, e jamais teve nenhuma evidência que apóie sua afirmação, nem ninguém foi capaz de duplicar o experimento. Não só isso, senão que numa entrevista com a revista Advertising Age em 1962, Vicary confessou que aquele estudo tinha sido uma montagem. Ademais, ainda se costuma citar seu caso como um exemplo do poder que supostamente têm as mensagens subliminares.

Nos anos 70 do século XX, o anterior executivo de publicidade Wilson Key (possivelmente o único experiente que segue denunciando os supostos perigos das mensagens subliminares) com suas afirmações de que as mensagens subliminares eram utilizados por todas partes a nosso arredor; especialmente mensagens de tipo sexual para induzir às pessoas a comprar determinados produtos. Key encontrava a palavra "sexo" nas bolachas Ritz Crackers, em menus de hotéis, pacotes de cigarros Camel, e em muitíssimos outros lugares. Ademais, afirmava que o mundo dos negócios bem como os governos estavam aliados para controlar nossas mentes. No entanto, não existe nenhuma evidência de que se utilizem palavras, símbolos nem objetos ocultos para vender produtos, e inclusive ainda que se utilizassem, não há nenhuma evidência empírica de que este fosse um método eficaz de influir na eleição do consumidor.

Segundo Terence Hines (catedrático de psicologia na Universidade de Pace, Pleasantville, no estado de Nova York), depois de anos de investigação só se puderam demonstrar efeitos muito limitados de estimulação subliminar, e nenhum quanto a modificação de conduta. Segundo Philip Merikle (catedrático de psicologia da Universidade de Waterloo, em Ontário, Canadá), nenhuma investigação de laboratório controlada pôde demonstrar a ideia popular de que a percepção inconsciente tem mais poder ou mais influência do que a percepção consciente. Mais bem, os achados de tais investigações indicam que a percepção subliminar, quando se produz, reflete as interpretações habituais de um indivíduo frente aos estímulos; isto é, que um estímulo subliminar não pode ter um efeito diferente ao que teria se a pessoa pudesse percebê-lo conscientemente. Isto quer dizer que essas supostas imagens subliminares que alguns encontram nas publicações das Testemunhas de Jeová têm quando muito o mesmo efeito quando um as vê que quando não as vê. Se sente alguém inclinado a tornar-se Testemunha de Jeová pelo mero fato de ver um rosto no cabelo de Jesus ou um cachorro em seu peito? Improvável e quase cômico algum caso de que alguém respondesse que sim, Merikle, ao igual que outras muitas experiências, afirma que as pessoas devem estar conscientes para receber o estímulo para iniciar ações. Portanto, se um não vê conscientemente esse rosto ou esse cachorro (por exemplo), estes não têm nenhum efeito na pessoa. 


Alguns desejam ver o que não se pode ver

O "homem da lua"... Deus lhe deu tal forma na Lua quando a criou? Outros dizem que parecesse que a lua tem em seu interior um coelho . É Deus quem deu essa forma, ou é sua mente a que construiu tal imagem?... Pense na Galáxia do Chapéu, na Nebulosa da Cabeça de Cavalo, Nebulosa da Tarântula (na Grande Nuvem de Magalhães), acúmulos de estrelas como a de Escorpião, Coroa Real, etc. São formas que o homem lhe encontrou a estas criações de Deus. Mas, foi Deus quem fez estas "figurinhas"?... Casualidade e imaginação humana é a resposta. 

Também, mechas de cabelo, sombras, colunas de fumaça, as nuvens, as paredes de pedra, as plantas, o solo, imagens de livros de diferentes temas (especialmente de Anatomia Humana), quadros, montanhas... Com imaginação conseguirá observar imagens subliminares.

No entanto, dizer que os artistas da Associação Torre de Vigia introduziram imagens camufladas de demônios intencionalmente nas publicações bíblicas é, na realidade, ridículo e infantil.



Veja algumas de nossas ilustrações instrutivas.

Esta imagem produzida como uma ajuda visual para mostrar a vitória de Jeová sobre os profetas de Baal e seus deuses falsos.
Você pode ler este relato em 1 Reis 18:21-40
Uma imagem muito bem feita! Entretanto, apóstatas conseguem enxergar nela a face de um demônio. Por que? Ela está de fato exposta aqui?
Não! Eles precisam recorrer truques  de manipulação de imagens, a fim de que, por combinação ou reflexo da imagem em um espelho, façam "surgir" uma imagem subliminar.




Como vimos, é realmente algo que precisa de manipulação, e sem contar a evidente ociosidade dos indivíduos que se prestam a isso. Nossas ilustrações visam ajudar por meio de figuras, que são formas visuais de fazer com que entremos na cena e na imagem e possamos sentir o que ali ocorre.




Veja essa imagem. Ela tem a finalidade de ajudar a vislumbrar a paz, harmonia e união que haverá no novo mundo. Os apóstatas, no entanto, movidos por imagens deturpadas residentes em suas mentes, procuram formas semelhantes em nossas ilustrações, ou seja, eles enxergam o que não consta nas imagens, mas a imagem real cujo objeto trouxe ela existência, esta, eles não enxergam.

Se mostrarmos esta imagem a um apóstata e ele procurará outra imagem, não entenderá a mensagem real da mensagem. - João 9:39-41


Outras ilustrações

Lidia recepcionando os discípulos (à esquerda)
Mãe cuidando da filhinha durante sua enfermidade (centro)
Filho abraça a mãe que prepara guloseimas (direita)

Apóstatas e opositores não enxergam o valor destas ilustrações, ao contrário, enxergam apenas demônios e coisas ruins. Onde, de fato, estará o problema, nas ilustrações ou na mente destes?

     


Será que sempre que uma imagem se parecer com outra coisa, implica isso que a intenção do ilustrador era que se fizesse tal associação? Obviamente que não!

Ninguém pode negar que existem imagens em muitos lugares, revistas, natureza, que as vezes se parecem com outras coisas, mas isso é suficiente para declarar que esta era a intenção do autor da imagem? Passar outra informação que  não a da imagem propriamente dita? Claro que não, a não ser que de fato isso seja declarado pelo próprio criador da imagem.


Observe isso! Vejamos as fotos abaixo:
O que você vê? Uma cobra?  Um amontoado de folhas, uma folha seca outra parcialmente devorada, e uma coruja?


                          A
                           B                                                      C

      

                          D                                                       E





Não, nenhuma das alternativas!

A-  Uma pupa de borboleta  
B-  Três sapos em meio a folhas secas   
C-  Um louva-a-deus  
D-  Três borboletas.
E-  Um Bicho-folha


Parecem-se com os objetos citados? Sim, mas são os objetos citados?  Não!


Da mesma forma, podemos dizer que quando alguns dizem que existem figuras estranhas nas ilustrações da Torre de Vigia, nós só podemos enfatizar que, se acham que são parecidas, e isso se recorrendo a manipulações desta imagem, não passam exatamente disso, de formas parecidas, mas não que algum ilustrador teve a intenção de que estas imagens fossem manipuladas, dobradas e postas diante espelhos, para se criasse estas supostas imagens secundárias.

Teria-se algum objetivo com isso?

De fato, se uma pessoa se colocar a procura de meios de manipular imagens e ir em busca disso, dedicando-se a isso, poderá achar imagens supostamente estranhas em qualquer fonte.

Mas, não importa o quanto digam estes opositores e apóstatas, são apenas tentativas de tentar impor a visão deturpada que eles já possuem na mente, na mente de incautos, fazendo destes apenas mais um dentre numerosos promotores da oposição à Torre de Vigia.

Para estes, resta o nosso sentimento de pena.


Conclusão

As Testemunhas de Jeová, ao contrário, usam imagens visuais em suas publicações com o objetivo pela qual foi produzida, ou seja, ajudar as pessoas a compreender as verdades das Escrituras. Nós, Testemunhas de Jeová, NÃO inserimos imagens subliminares em imagem alguma. Ponto final.


4 comentários:

  1. Cadê a refutação das dezenas de figuras estranhas publicadas no site http://indicetj.com?

    ResponderExcluir
  2. Quando alguém fala uma história e levanta mentiras, dificilmente alguém acreditaria em outras conversas contadas por essa pessoa mentirosa. Não é preciso falar sobre cada barbárie que os mentirosos inventam,basta poucas verdades para se saber quem merece confiaça.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho, caro administrador e condutor do blog! Sou um jovem Estudante da Bíblia e, infelizmente, contaminei minha mente em fóruns apóstatas. O blog está sendo de grande ajuda para que eu possa enxergar a perfeição nos caminhos que podem me levar a Jeová.

    Espero que continue com o ótimo trabalho que tem feito. Você ajudou-me a não desistir do Estudo da Bíblia. Permanecerei firme e com mais ânimo. Pretendo logo me tornar um Publicador.

    Abraços calorosos!

    ResponderExcluir
  4. Realmente vcs. só tem nos ajudado com essas informações tão valiosas, passei seu blog p o meu irmão que conhece alguns que estão indo para o caminho da apostasia e ele pôde com ajuda, primeiramente de Jeová ,e com suas matérias refutar raciocín ios deturpados..Cont. nos ajudando com suas importantes informações...Obrigada..

    ResponderExcluir