Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Estudos das Escrituras

Russel afirmou que seus escritos fossem superior a Bíblia?

Alguns dos que se opõem à obra das Testemunhas de Jeová tentam passar uma imagem de nós diferente da realidade. Para fazer isso, muitas vezes, usam palavras distorcidas, citando algumas de nossas publicações, influindo o leitor a entender outro significado.
Um exemplo disso é a afirmação de que Charles Taze Russell, primeiro editor de A Sentinela e fundador da principal entidade legal usada pelas Testemunhas de Jeová, considerou seus próprios escritos de maior valor do que a própria Bíblia. Desta forma, os opositores tentam passar a ideia que as testemunhas de Jeová têm seus próprios “escritos sagrados” à parte da Bíblia.
Russell escreveu “Aurora do Milênio” (mais tardei “Estudos das Escrituras”). Escrito em linguagem facilmente compreensível, o Volume I foi publicado em 1886. Primeiro chamado “O Plano das Eras” e, mais tarde, “O Plano Divino das Eras”. No decorrer do tempo, C. T. Russell escreveu cinco outros livros da série “Aurora do Milênio”. Eram: Volume II, O Tempo É Chegado (1889), Volume III, Venha o Vosso Reino (1891); Volume IV, A Batalha do Armagedom (1897, originalmente chamado “O Dia de Vingança”), Volume V, A Expiação Entre Deus e o Homem (1899); Volume VI, A Nova Criação (1904). Russell não viveu para escrever o sétimo volume tencionado desta série.
No entanto, os Estudantes da Bíblia nos tempos de Russell eram conhecidos por conhecer e manusear bem a Bíblia, reputação que as Testemunhas de Jeová também têm hoje. Portanto, algo está errado com essa acusação.
O originador de tal acusação foi um sacerdote chamado Jan Karel Van Baalen, que em um livro publicado em 1938 sob o título de The Chaos of Cults (O caos das seitas), nas páginas 218 e 219 escreveu:

"Tão extraordinária foi sua ousadia que anunciou tranquilamente nas primeiras páginas de seus estudos da Bíblia que seria melhor deixar de ler a Bíblia e ler seus próprios comentários, que ignoram estes e ler a Bíblia."

Estudos das Escrituras é o título da coleção de livros que Russell escreveu para o público analisando os ensinamentos da Bíblia. No entanto, a revista A Sentinela, em sua edição de 1 de Julho de 1957, p. 414 (em sua edição em Inglês) explicou que nem isso nem nada parecido foi escrito nos seis volumes de Estudos das Escrituras. Van Baalen parece referir-se às palavras escritas seis anos depois que Russell escreveu seu último volume na Watchtower (que na época era uma publicação interna somente para membros). Desde então, costuma se repetir a acusação, mas citando corretamente a fonte: A Sentinela 15 de setembro, 1910.

Antes de analisar o que foi realmente dito nesse artigo, tenha em mente algumas ideias a partir da própria Bíblia:

Se lermos Lucas 24: 25-27, 32, notaremos que os dois discípulos que estavam a caminho de Emaús, apesar de serem leitores das escrituras, eles ainda não entendiam por que Deus havia permitido a morte de Jesus. Eles precisavam de Jesus para explicar.

Em João 05:39, Jesus reconhece que os escribas e fariseus liam continuamente a Palavra de Deus, mas ainda não conseguiam perceber que Jesus era o Messias.

Se lermos Atos 8:30, 31, vemos que o oficial etíope com quem foi encontrado Filipe estava lendo a profecia de Isaías, mas não entendia o que ele estava lendo. Ele reconheceu que precisava de ajuda para entender aquela profecia.

Obviamente, a simples leitura da Bíblia não é suficiente, precisamos de ajuda para entendê-la. Por isso, Deus deu apóstolos, profetas, evangelizadores, pastores e instrutores. (Efésios 4: 11-15).

Estes exemplos bíblicos ajudam a entender corretamente o que se pretendia dizer no artigo acima da Watchtower. Citamos a continuação desse artigo. Sob o título “É a leitura dos Estudos das Escrituras um estudo da Bíblia?” Encontramos citações como as seguintes:

"Todos nós conhecemos pessoas que dedicam dias, semanas e até anos para estudarem a Bíblia, mas têm aprendido muito pouco ou nada. (...) É muito semelhante a caçar ou pescar. Algumas pessoas vão caçar todos os anos e apesar de longo tempo de caça, isso não é uma indicação certa de o quanto conseguem caçar. Alguns dedicam muito tempo pescando, mas não conseguem muitos peixes. O estudo da Bíblia é muito semelhante: não se trata da quantidade de tempo que passamos estudando uma passagem, mas a quantidade de informações que recebemos da Bíblia.
Os seis volumes de Estudos das Escrituras não se destinam a substituir a Bíblia. Existem vários métodos que podem ser seguidos no estudo da Bíblia, e essas ajudas para o estudo da Bíblia são apresentadas de tal forma que, por si só, contêm os ensinos fundamentais da Bíblia, bem como, comentários ou esclarecimentos sobre tais afirmações bíblicas, exatamente da mesma maneira em que o nosso Senhor e os apóstolos citavam do Antigo Testamento e em seguida apresentavam esclarecimentos de tais passagens do Antigo Testamento".

Longe de desacreditar a Bíblia como base de sua própria fé, o artigo continua:

"Ao ler [Estudos das Escrituras] a primeira, e talvez a segunda vez, e antes de aceitar algo como a nossa própria fé e convicção pessoal, devemos dizer: ‘Não vou aceitar simplesmente porque estes estudos dizem, quero ver o que a Bíblia diz ‘. E assim estudaríamos a Bíblia à luz destes Estudos das Escrituras, provaríamos a veracidade de cada ponto, ou refutaríamos, conforme apropriado. Ficaríamos satisfeitos com nada menos do que uma investigação completa da Bíblia a partir deste ponto de vista."

E sob o título "Estudos das Escrituras não substituem a Bíblia" se encontra a seguinte citação:

"Portanto, não estamos colocando os Estudos das Escrituras como um substituto para a Bíblia. Em vez de substituir a Bíblia, os Estudos, pelo contrário, continuamente se referem à Bíblia. E se tivermos alguma dúvida sobre uma referência, ou se nossa memória falha, em certo ponto, podemos refrescar a memória, na verdade devemos garantir que os nossos pensamentos se harmonizam com a Bíblia. Não apenas com os Estudos das Escrituras, mas sim com a Bíblia. "

O ponto particular, que muitas vezes distorcem é o seguinte:

"Além disso, não só descobrimos que as pessoas não podem ver o plano divino ao estudarem a Bíblia por si mesmas, vemos também que se alguém deixa de lado os Estudos das Escrituras, mesmo após utilização, depois de haver sido familiarizado com eles, depois de lê-los por dez anos ... se em seguida se afasta e não presta atenção e recorre unicamente para a Bíblia, embora ele tenha compreendido a sua Bíblia durante dez anos, nossa experiência mostra que dentro de dois anos termina em escuridão. Por outro lado, se apenas tenha lido os Estudos das Escrituras com suas referências e não tenha lido nenhuma página da Bíblia diretamente, estará em luz depois de dois anos, porque teria a luz das Escrituras. "

Os exemplos bíblicos acima mostram que a leitura da Bíblia por si só não dá a ninguém uma compreensão correta do que se lê, por isso é óbvio que apenas lendo páginas da Bíblia e não utilizar as ferramentas que ajudam a entendê-la (independentemente do quais consideramos ser tais ferramentas), perderíamos a compreensão do que lemos.  


Portanto, está claro que aqueles que acusam Russell de considerar seus próprios escritos superiores a Bíblia estão a perpetuar um erro, repetindo algo que não estava no pensamento do próprio Russell. Em vista do que dizem textos como Efésios 4:25, não demos falar tamanha falsidade.

6 comentários:

  1. Para fazermos a postagem desse tema obtivemos a leitura dos "Estudos das Escrituras", os seis volumes, escritos em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, a tática dos apóstatas é sempre usar os antigos entendimentos da época da organização e tentar mostrar para o público leigo no assunto como forma de denegrir a organização, os irmãos que dirigem a organização não são perfeitos, Russel e outros nunca declaram serem profetas e reveladores se ouve ajuste no entendimento foi porque foram guiados pelo espírito de Jeová no tempo certo!

      Excluir
  2. Este é um dos assuntos divulgado pelos "opositores e apóstatas", quando se é esclarecido de forma coerente e lógica a verdade, isso só demonstra as " meias verdades", e "Mentiras dissimuladas destas pessoas". (Isaias 9;17).

    ResponderExcluir
  3. Taí a prova de que as TJs. usavam a cruz como símbolo da organização, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As TJ afirmam em suas publicações que usaram imagens como essas que você citou e participavam de costumes que hoje percebemos que são impróprios, como aniversários, porém, esses assuntos foram analisados e percebidos que os cristãos em nada deveriam ter algo haver, por isso abandonaram. Hoje as igrejas sabem dos seus costumes e práticas imundas que praticam e continuam fazendo o que é errado.

      Excluir
  4. Esta é uma organização teocratica para os objetivos do Reino ;challes taze Russel abriu mão de suas propriedade riqueza ,pelo Reino , e Jesus designou o escravo fiel e discreto neste tempo do fim ,faz sentido pra você caro leitor?claro que sim !Mateus 24:14 ;24:45 Esta bem evidente, charle Russel Russel outros foram usados por jeova por meio do seu espírito santos comissionado para pregar uma mensagem de relapejos ,trovejante, ardente contra um mundo sombrio em trevas ,Uma luz do cristianismo.

    ResponderExcluir