Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As Testemunhas de Jeová Proíbem o Ensino Superior?

As Testemunhas de Jeová Proíbem o Ensino Superior?


Ao contrário do que muitos opositores das Testemunhas de Jeová possam dizer, o Corpo Governante não impõe a ninguém uma proibição quanto a decisão de cursar um curso superior.

Entre as Testemunhas de Jeová há trabalhadores dedicados e profissionais de todo o tipo, incluindo professores universitários, médicos e outros profissionais médicos, advogados e cientistas. Aqui é apenas um exemplo onde a educação universitária fazem parte da vida de muitos.


A Descaracterização da posição relativa à Educação das Testemunhas de Jeová

Opositores muitas vezes tentam descaracterizar a posição das Testemunhas de Jeová sobre este assunto. A organização não é contra a educação. Em vez disso, a cautela é colocado sobre o perigo da busca de riqueza e o lembrete de não perder o foco no nosso principal objetivo como ministros.

 01/10/96 A Sentinela: p. 30

"Não há dúvida de que a educação secular tem suas vantagens, mas a Bíblia dá muito mais valor à educação espiritual. E Deus deu aos pais a responsabilidade de instruir os filhos em sentido espiritual."


Veja também: A Sentinela 15/10/05 p. 4-7
AInda mais: A Sentinela 01/12/96 p. 17-19

Educação com um objetivo

       "Ao passo que a sociedade humana fica cada vez mais complexa, você talvez precise de mais educação escolar para poder conseguir um emprego adequado, a fim de se sustentar no serviço de pioneiro. Deve ter notado que mesmo alguns com educação universitária tiveram de receber instrução adicional para obter habilidades que são hoje valorizadas pelos empregadores. Portanto, quanta educação escolar procurará você obter, jovem, se quer agradar a Deus? A devida decisão deve ser tomada com a mente fixa na ordem inspirada: “Lembra-te, pois, do teu Grandioso Criador.”
      Naturalmente, procurará obter o que mesmo muitas autoridades seculares consideram ser a melhor educação — a conseguida pelo estudo cuidadoso da Palavra de Deus. O escritor alemão, Johann Wolfgang von Goethe, observou: “Quanto maior for o progresso intelectual de [um povo], mais será também possível usar a Bíblia, tanto como base como qual instrumento da educação.” Deveras, o estudo da Bíblia o equipará melhor para a vida do que qualquer outro tipo de educação! — Provérbios 2:6-17; 2 Timóteo 3:14-17.
          Visto que o conhecimento obtido de Deus é vitalizador, a obra mais importante que você pode fazer hoje é transmitir este conhecimento a outros. (Provérbios 3:13-18; João 4:34; 17:3) No entanto, para fazer isso com eficácia, você precisa de educação básica. Precisa ser capaz de pensar com clareza, de falar com lógica, e de ler e escrever bem — habilidades ensinadas na escola. Portanto, leve a sério sua instrução escolar, assim como fez Tracy, uma jovem na Flórida, EUA, que completou o segundo grau com mérito. Ela expressou sua esperança: “Sempre tive por alvo ser serva de meu Deus por tempo integral, e espero que minha educação me ajude a atingir este alvo.”
         Já pensou no motivo de você ir à escola? É primariamente a fim de se preparar para se tornar ministro eficaz de Jeová? Neste caso, desejará dar séria consideração a quão bem sua educação atinge este objetivo. Depois de consultar seus pais, talvez se decida que você deve receber instrução escolar além do mínimo exigido por lei. Esta educação adicional poderá ajudá-lo a conseguir um emprego para seu sustento e ainda assim deixar-lhe tempo e energia sobrando para participar plenamente na atividade do Reino. — Mateus 6:33.
          Alguns dos que buscam obter instrução suplementar se empenham no ministério de tempo integral mesmo enquanto recebem educação escolar adicional. Considere o caso de Nadia e Marina, duas adolescentes em Moscou, na Rússia. Ambas foram batizadas em abril de 1994 e começaram a servir como ministras pioneiras auxiliares. Pouco depois de completarem o segundo grau, matricularam-se num curso de contabilidade, de dois anos. Em maio de 1995, começaram a servir como pioneiras regulares, e ainda assim mantiveram em média a nota A nas suas aulas de contabilidade. Além disso, conseguiram dirigir, em conjunto, a média de 14 estudos bíblicos por semana, enquanto ainda iam à escola. Essas moças esperam que seu curso de contabilidade as habilite a encontrar um emprego adequado, para que possam sustentar-se no ministério de tempo integral.
         Se você procurar obter educação secular além da exigida por lei, é sábio que examine seus motivos para isso. É para conseguir boa reputação e obter riquezas materiais? (Jeremias 45:5; 1 Timóteo 6:17) Ou tem por objetivo usar a instrução suplementar com o fim de participar mais plenamente no serviço de Jeová? Lydia, uma jovem que escolheu obter mais educação, expressou um bom enfoque dos assuntos espirituais, explicando: “Outros procuram obter uma educação superior e deixam o materialismo atrapalhá-los, abandonando a Deus. Para mim, minha relação com Deus é a coisa mais importante.” Que atitude elogiável para todos nós termos!
        É digno de nota que os cristãos do primeiro século tinham uma ampla variedade de formações educativas. Por exemplo, os apóstolos Pedro e João foram considerados “indoutos e comuns”, por não terem sido instruídos nas escolas rabínicas. (Atos 4:13) O apóstolo Paulo, por outro lado, recebeu o que hoje seria uma educação universitária. No entanto, Paulo não usou esta educação para chamar atenção para si mesmo; antes, ela era de vantagem quando pregava a pessoas de diversas camadas sociais. (Atos 22:3; 1 Coríntios 9:19-23; Filipenses 1:7) De modo similar, Manaém, que “tinha sido educado com Herodes, o governante distrital”, estava entre os que tomavam a dianteira na congregação de Antioquia. — Atos 13:1."

Nenhum comentário:

Postar um comentário