Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

25 de Janeiro

É sempre bom recermos surpresas, na organização as surpresas visam trazer melhoramento, porém é bom ficarmos com as ansiedades sobre tais acontecimentos. Não irei relatar, mas atentem para o dia 25 de janeiro.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Caso Malauí/México

Perguntas Respondidas






















Algumas acusações frequentemente utilizadas pelos opositores, diz respeito ao caso Malauí e o México. Segundo eles, as Testemunhas de Jeová no Malauí (África) sofreram uma grande perseguição a mando do governo por se recusarem obter um cartão do partido político, enquanto no México os irmãos estavam subornando autoridade militares para receberem isenção militar, tudo isso com o consentimento da Watchtower.  Mas, quais são realmente os fatos? Vejamos.

A Sociedade Torre de Vigia é registrada no México como religião desde 1930, foi registrada como Associação Internacional dos Estudantes da Bíblia. Em 1932, mudou o nome para Sociedade Torre de Vigia. A declaração da Sociedade dizia:
"Não se envolver na política. Nós acreditamos que Jeová é o criador do céu e da terra, e que a Bíblia é a Palavra que revela Seus propósitos para a raça humana. Será estabelecido o Seu  governo e autoridade sobre a terra sob a direção do Senhor Jesus Cristo, e nós já estamos no tempo do estabelecimento do Seu governo, que será para a felicidade de todos os povos da terra”.

E o governo mexicano aprovou dizendo:
"Esta secretaria autoriza a operação que foi solicitada pela Associação Internacional dos Estudantes das Bíblia (International Bible Students Association), desde que a associação não viole o que é decretado em leis que regulam a matéria de culto religioso e disciplina externa ..."

O governo mexicano estava sempre ciente de que a Sociedade foi registrada como uma associação religiosa. Embora seja verdade que as religiões não poderiam possuir propriedades, esse não foi o único problema para as testemunhas. O artigo 24 da Constituição Federal do México afirmou:
"Todo ato religioso de adoração pública deve ser realizada dentro de locais de culto público ..."
Isto significava que pregar de porta em porta era ilegal, também, realizar  reuniões de adoração em locais públicos seria ilegal. Diante dessa posição do governo mexicano a sociedade teve que tomar medidas na década de 1940 para pregar e fazer reuniões onde até os cânticos eram entoados, a sociedade utilizou meios legais dentro das leis mexicanas. Ela se registrou como uma “sociedade educativa”. Desse modo poderia pregar publicamente, mas sem portar uma Bíblia. Eles usaram uma lei mexicana que lhes permitiu operar como uma organização cultural e educacional. Portanto, em 10 de junho de 1943 foi solicitada a secretaria de relações exteriores que a Torre de Vigia fosse registrada como entidade civil, e foi aprovado em 15 de junho de 1943. Os Salões do Reino passaram a se chamar Salas de Estudos Culturais. Não havia orações em voz alta, embora ninguém poderia evitar alguém orar em silêncio, de modo individual. — São ou não são as nossas reuniões educativas? Sim, elas são. Na verdade, asTJ no México têm ensinado milhares de pessoas a ler e escrever.
— As Congregações foram chamadas de "companhias" e os publicadores de "editores". A pregação do Reino continuou com mais zelo, sem o uso da Bíblia nas portas, os irmãos estavam a aprender de cor os textos. Os estudos bíblicos eram “estudos culturais”.
Esses exemplos são importantes para que percebamos a capacidade da Sociedade Torre de Vigia de contornar as proibições, mas sem violar a constituição de um país. Interessante é que desde 1930 as pessoas conheciam as intenções da Sociedade. No entanto, aceitaram que a Torre de Vigia podia agir dessa maneira dentro das leis do país.
Todos que tentam comparar a situação do México com Malauí agem maliciosamente, pois as situações não têm nada em comum, são situações completamente diferentes.
O líder apóstata Franz, em seu livro, faz tais acusações como as descritas no início desse texto. As TJ não obedecem, nem respeitam leis contrárias as leis de jeová.
E não precisamos de qualquer autorização da Torre de Vigia para não obedecer a uma lei que é contra as Escrituras. Era ilegal não obedecer a Lei de Nabudonosor, e os três hebreus desobedeceram, pois eram contrárias as leis de Jeová.

Nesses anos citados, o México não reconhecia a objeção de consciência. Os irmãos tinham razão legítima para não participar no serviço militar obrigatório. Mas era impossível não participar sem infringir a lei.
Em qualquer lugar na terra as Testemunhas de Jeová não obedecem as leis humanas, caso elas sejam contras as leis de Deus.  “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens”. (atos 4:29)
No México os jovens que completam 18 anos de idade devem se alistar no exército, essa é a lei. Mas note que, nessa idade começa a ser o primeiro ano de serviço militar, SE NECESSÁRIO. Nem todos os jovens inscritos são chamados. Todos os anos, um milhão de pessoas são registradas para o serviço militar obrigatório. A maioria não é recrutada. Apenas, cerca de 40 mil vão “trabalhar” nos fins de semana durante um ano. No final recebem seu Cartão Nacional de Identificação e se tornam militares da primeira reserva. Nesta folha de papel anexado a Liberação (Liberacion).

Os apóstatas escondem informações muito importantes.
Por exemplo, 96% dos inscritos não são recrutados para o exército. A maioria se exime do serviço militar e recebem um cartão de identificação militar (TIM), passando à primeira reserva. Esta posição não requer treinamento militar. Cumprido o serviço militar através da disponibilidade. Outra coisa que os apóstatas escondem é que existem outras maneiras de obter uma isenção. Por exemplo, quem  vive mais de 20 km do local de treinamento militar, estes beneficiam-se de uma isenção militar. Também é possível por razões médicas, ou por viver no exterior.

Isso significa estar na primeira reserva?
Apóstatas dizem que é como estar no próprio exército. Mas, se assim fosse, como explicar que o exército se compõe em 200 mil soldados e 400 mil reservistas e ao mesmo tempo mais ou menos 1 milhão de homens são registrados anualmente? Então não deveria ter milhões de homens na primeira reserva? Não é isso que acontece.
Isso ocorre devido as pessoas que entram na primeira reserva: os que estão isentos e os que foram recrutados por um ano, e NÃO NO EXÉRCITO. Estão na primeira reserva porque seriam os primeiros recrutados pelo exército em caso de mobilização. Reserva Militar no México, com 400 mil homens é muito diferente de "primeira reserva”, com 20 milhões aptos para o serviço militar com identidade militar emitida. São considerados profissionais militares aqueles que  optam por permanecer no exército após a conclusão do ano de treinamento nas Forças Armadas. As Testemunhas de Jeová inscritas na primeira reserva são consideradas civis.

A acusação apresentada contra cristãos Testemunhas de Jeová é que muitos, se não todos, pagaram um suborno a determinados funcionários, para justificar que haviam passado nos treinamentos militares, e com isso obtinham a TIM e a ” liberação”.
E este não é o caso, como vimos, a maioria dos irmãos são legalmente isentos de treinamento militar dentro das leis mexicanas.

De acordo com o anuário de 2014, 1 em cada 152 pessoas no México são cristãos Testemunhas de Jeová. Evidentemente, entre 1960 e 1979, a proporção era ainda menor. Se em um ano, um milhão de homens são registrados, que faz cerca de 5.000 cristãos entre eles. Vimos que 96% recebem uma isenção. Isso nos leva, (vamos colocar) cerca de 200 testemunhas em um ano que são recrutadas, realmente obrigadas a prestarem serviço necessários para fazer o serviço militar. É então quando esse jovens devem tomar uma decisão.
 Mas nós somos mais rigorosos com os números. Em 1970, a proporção de testemunhas foi de 1 por 1500 habitantes. A população do México era bem menos que agora, o que faz com que 500 mil homens fossem obrigados a se registrarem. Desses, apenas 333 eram cristãos Testemunhas de Jeová, e considerando-se que apenas 4% seriam recrutados, vemos que apenas 13 homens cristãos foram convocados para o exército, se não obtivessem isenção por outras razões.

As estatísticas do apóstata Franz dizendo que as Testemunhas de Jeová no México enganaram o governo, quase inteiramente são falsas. A maior parte das TJ não recebem a carta militar subornando os funcionários.  A maioria recebe uma carta que os deixam isentos do serviço militar, como acontece com 90% dos mexicanos, não somente as TJ.
Os jovens mexicanos deviam tomar a decisão ao serem recrutados, de obedecerem a Deus como governante antes que aos homens. Se eles se recusassem a se registrar cometeriam uma ilegalidade. Na verdade, a lei neste país diz claramente que todos os mexicanos que têm relações profissionais são obrigados  a prestarem serviços militares.
Jovens cristãos também poderiam optar por pagar e obter um carimbo oficial em sua carta militar e assim demonstrar que eles tinham concluído a obrigação militar. Tecnicamente falando, isso é ilegal, mas apenas os mexicanos entendem que é uma prática que acontece.
As Testemunhas de Jeová deviam optar por uma das duas formas de ilegalidade para obedecer a Jeová como governante, não prestando serviço militar. E isso é o que você pode ler nas cartas da Torre de Vigia que responderam ao assunto.
Apóstatas torcem a explicação do assunto dizendo que ao “pagar” eles escolheram a pertencer ao exército, quando é exatamente o oposto. Pagavam para serem dispensados do serviço militar.
As acusações do Sr. Franz, foram exageradas ao dizer que "é costume entre os irmãos", em 1960, comprar o cartão, quando vimos que apenas uns 10-13 irmãos foram recrutados.
No México, havia uma opção para se recusar em cumprir o serviço militar. Os irmãos pretendiam obedecer a Jeová. Os irmãos em Malauí tinham opção? Não. E o que dizer de outros países que exigem o recrutamento e os irmãos acabam na prisão? Os irmãos têm outra opção? Não. Muitas testemunhas têm a sorte de ter uma outra opção de escolher, usando as suas consciências, sem a intervenção da Torre de Vigia.  O fato de o governo mandar as testemunhas de Jeová irem para o exército e elas se recusarem, já era uma ilegalidade, era a lei do país. O "pagar pela liberação" significava que as poucas testemunhas de Jeová que eram obrigadas a irem para o exército, pagavam para serem liberadas dessa obrigação. Devemos entender que poucas foram as TJ que compraram a liberação, pois caso contrário, estariam ilegais, porém ao agirem dessa maneira, elas não mantiveram um acordo com o exército, nem assinaram alguma coisa que declarasse sua falta de neutralidade, apenas pagavam para que expedissem sua “liberação”. Diferentemente foi o caso de Malaui, pois aceitar o cartão político seria o mesmo que afiliar-se a um partido, tomar posição, assinariam algo que qualquer leitor diria: essa pessoa pertence a este partido político. Nesse caso, não era apenas burlar a lei, desobedecer, comprar uma liberação, mas ter posse de um cartão, afiliando-se a ele. Devemos entender quando a Bíblia diz: “Se tivésseis entendido o que significa: ‘Misericórdia quero, e não sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes.” (Mateus 12:7) A oposição às testemunhas de Jeová é tão forte que podem até usarem o próprio texto bíblico citado para argumentarem que havia uma base bíblica para que as TJ no Malaui se associassem à politica e obtivessem os cartões do partido político. Em breve tais pessoas terão que "ir para fora". 

Lá fora estão os cães e os que praticam o espiritismo, e os fornicadores, e os assassinos, e os idólatras, e todo aquele que gosta da mentira e a pratica. ─ Revelação 22:15.


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pregação em Barbacena.

Barbacena-MG
 Os imãos estavam pregando em um território rural quando aconteceu um acidente na rodovia.  Com o trânsito parado, decidiram conversar com as pessoas que estavam em seus carros. Em três horas distribuíram 80 revistas, 60 folhetos e 200 tratados.

Objetores de consciência são presos

Estes dois irmãos nossos na Coreia do Sul, serão presos por 18 meses, em Seul, por não participar do serviço militar obrigatório em seu país. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou os apelos, mas apesar de sua juventude, eles são inflexíveis em suas decisões.

Fotos

Pregação rural no interior de São Paulo.

























                                                                                                                                           Batismo em Terezina-PI.


 Salvador-BA


Betel a noite






      


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O Mundo Como Espectadores

O Mundo Como Espectadores


Alexa é uma empresa que registra dados sobre o número de acessos na internet. No tema “RELIGIÃO” o site jw.org aparece como o número um. O Vaticano aparece na posição 25º. Em uma linguagem “moderna e popular” as produções das Testemunhas de Jeová são consideradas “TOP”.

Os congressos regionais e internacionais têm se mostrado eficientes em prover ajuda espiritual para milhões de pessoas no mundo inteiro. Fomos uns dos primeiros a utilizar uma técnica na arte do Foto Drama da Criação em 1914. Nas décadas de 1920 e 1940 fomos os primeiros a utilizar transmissões via rádio para divulgar as boas novas, além de carros sonantes com alto-falantes e vitrolas portáteis.  Somos os primeiros em dar treinamentos na “Escola de Gileade” para enviar as pessoas aos mais diversos lugares, além de numerosas escolas do Reino. Nós somos os primeiros em nossa posição de neutralidade dentre todas as nações da terra. Nossas revistas são líderes mundiais na produção e distribuição. Fomos os inventores de um sistema de digitação de textos, composição e fotocomposição chamado MEPS. Somos destaque no uso da tecnologia para a tradução da Bíblia e no uso de publicações digitais.

Agora o site JW.ORG é o número um em acessos com o tema religião, e mais recentemente uma nova tecnologia: a transmissão da TV: JW.ORG. Também merecem destaques: APP JW Language; Biblioteca JW; Línguas de Sinais; somos o número um em quantidade de idiomas em que são divulgadas as boas novas; grupos de ajuda humanitária; grupos de ligação com hospitais; sistemas diferenciados de pregação pública, etc..


(Deuteronômio 28:13)  ”E Jeová te porá deveras à cabeça e não na cauda; e terás de vir a estar somente em cima e não virás a estar embaixo, por estares obedecendo aos mandamentos de Jeová, teu Deus, que hoje te ordeno observar e cumprir”.